Jóias e Objectos de Proteção para o século XXI

EXPOSIÇÃO ONLINE Joias e Objetos de Proteção para o Século XXI | A partir de 16 de Julho 2020 no site do MUDE - Museu do Design e da Moda

A PIN convidou os seus membros, e alguns outros artistas, a conceberem uma joia/objeto de proteção e a pensarem sobre a sua relevância e sentido hoje. Propusemos que a realização das peças fosse condicionada pelo contexto de confinamento a que estávamos obrigados — a partir de casa e das possibilidades que cada um conseguisse gerir.

A exposição apresenta um conjunto de trinta e quatro peças criadas durante os meses de abril e maio de 2020 pelos seguintes autores: Lúcia Abdenur, Telma Aguiar, Ana Albuquerque, Carla Castiajo, Paula Castro, Marcia Cirne, Teresa Dantas, Dulce Ferraz, Filomeno, Sandra Manin Frias, Manuel Júlio, Miriam Mirna Korolkovas, Marília Maria Mira, Typhaine Le Monnier, Lia Morais (António Arroio), Zélia Nobre, Inês Nunes, Natália Olarte, Maria José Oliveira, Marta Costa Reis, Isa Duarte Ribeiro, Catarina Silva (Ar.Co), Diana Silva, Manuela Sousa, Nininha Guimarães dos Santos, Tereza Seabra, Pedro Sequeira, Monica Taipina (Ar.Co), Luís Torres e Mar Juan Tortosa.

O MUDE – Museu do Design e da Moda associou-se a este projeto «pela atualidade do tema e pela promoção de novas linhas de reflexão e trabalho». Bárbara Coutinho, diretora do MUDE, refere que «continuam, assim, a divulgar a joalharia contemporânea em Portugal, esperando que esta oportunidade origine um debate alargado e intergeracional sobre as várias dimensões da joia na sua relação com o corpo, enquanto adorno, amuleto ou proteção».

A exposição terá um catálogo digital, com ensaios, de Bárbara Coutinho e Cristina Filipe, e imagens e breves textos, de todos os artistas, que poderá ser descarregado a partir de dia 16 de julho no site do MUDE.

VER AQUI O CATÁLOGO

MUDE joias protecao expo online 1.jpg